CINEfoot Tour 2013 | Rio de Janeiro

CINEfoot Tour 2013 chega ao Rio dia 24 de junho, exibindo 1.260 minutos de filmes, equivalente a 14 partidas de futebol!

  De forma gratuita, o Festival percorre as seis cidades-sede da Copa das Confederações com uma super seleção de filmes sobre futebol!

Site oficial: www.cinefoot.org/tour/

  Presskit – fotos e trechos de filmes selecionados: www.cinefoot.org/presskit-imprensa/  

Cinema e futebol se fazem de arte e técnica, de movimento e paixão. Desse encontro nasceu o CINEfoot – Festival de Cinema e Futebol, que há quatro anos é realizado no Rio de Janeiro e São Paulo, sendo o único festival do Brasil e da América Latina exclusivamente dedicado à exibição e promoção de filmes sobre o futebol. 

Não satisfeito com tal pioneirismo, no mês de junho o CINEfoot TOUR 2013 vem percorrendo o Brasil oferecendo rica programação cultural em meio ao maior evento esportivo de futebol: aCopa das Confederações! O evento terá quatro dias de programação gratuita em cada uma das seis cidades-sede, composta por longas e curtas-metragens nacionais e estrangeiros, além da mostra Dente de Leite, para o público infantil. Também haverá homenagens a personalidades que contribuíram para a cultura futebolística.

No Rio de Janeiro, a mostra acontece de 24 a 29 de junho, com 30 filmes distribuídos em 16 sessões, sendo oito longas e 22 curtas-metragens. Ao todo serão exibidos 1.260 minutos de filmes, o equivalente a 14 partidas de futebol!  A abertura carioca do CINEFoot Tour 2013 será no dia 24, às 19h, no Maison de France, com o documentário francês “Rebeldes do Futebol”. No longa-metragem, o ex-jogador Eric Cantona apresenta craques que usaram a fama para propor mudanças sociais e políticas em seus países, entre eles Sócrates, mentor da "Democracia Corinthiana" no começo dos anos 1980, que se comprometeu a não deixar o Brasil para jogar na Itália caso houvesse eleições diretas para presidente. A sessão de encerramento acontecerá no dia 29, às 19h, no Centro Cultural Justiça Federal com o longa-metragem Tostão, a Fera de Ouro, de 1970. Há décadas sem ser exibido no Brasil, o filme foi restaurado e mostra a vida e carreira de Tostão, os jogos eliminatórios da Copa do Mundo-70, seu cotidiano em Belo Horizonte, a operação no seu olho esquerdo em Houston e seu início como jogador. Tudo apresentado com depoimentos de parentes, técnicos, jogadores e do próprio biografado. Já assessões Dente de Leite, com temática voltada também para o público infantil, acontecem de 25 a 29 de junho, sempre às 14h30, também no Centro Cultural Justiça Federal.

O CINEfoot Tour 2013 vem sendo realizado em todas as cidades-sede da Copa das Confederações. No Rio de Janeiro, entre 24 e 29 de junho, no Maison de France e Centro Cultural Justiça Federal. Em Brasília, de 11 a 13 de junho, no Museu Nacional; no Recife, de 13 a 20 de junho no Cinema São Luiz; em Fortaleza, nos dias 17, 18, 24 e 25 de junho no espaço Caixa Cultural;  em Belo Horizonte, de 21 a 25, no Oi Futuro; em Salvador, de 26 a 29, no Cine Glauber Rocha.   Outros filmes imperdíveis que estarão no CINEfoot Tour: GAÚCHOS CANARINHOS; JOÃO - documentário sobre João Saldanha; PARA EXPORTAÇÃO– (URUGUAI); PORQUE HÁ COISAS QUE NUNCA SÃO ESQUECIDAS – (ESPANHA); 1958 - O ANO EM QUE O MUNDO DESCOBRIU O BRASIL e ERNESTO NO PAÍS DO FUTEBOL.   O CINEfoot é o único festival de cinema do Brasil e da América Latina exclusivamente dedicado à exibição e promoção de filmes sobre a maior paixão nacional: o futebol. Com esta iniciativa inovadora, ocupa uma lacuna no circuito brasileiro de festivais, que não possuía um evento com o tema.   O CINEfoot foi também selecionado no Edital do Plano de Promoção para a Copa do Mundo recebendo a Chancela do Ministério do Esporte para integrar a Programação Oficial do Governo Federal para a promoção do Brasil durante a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. A Chancela do Ministério do Esporte confere um "selo de qualidade" ao CINEFOOT destacando-o como projeto prioritário no conjunto de ações culturais previstas para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. É um aval qualitativo ao único festival de cinema do Brasil e da América Latina dedicado à promoção e exibição de filmes de futebol. A chancela é um apoio institucional do governo, sem destinação de recursos.   CINEfoot: PRATICAMOS O FUTEBOL ARTE!!



:: Rio de Janeiro, 24 a 29 de junho

Maison de France (Av. Antonio Carlos, 58 - Centro)
Centro Cultural da Justiça Federal - CCJF (Av. Rio Branco, 241 - Cinelândia - Centro)
Imprensa