CINEfoot Tour 2013 | Recife

Quatro longas e 13 curtas serão exibidos de 17 a 20 de junho no Cinema São Luiz; programa começa com homenagem a Almir Pernambuquinho e “Rebeldes do Futebol”

Vai começar o CINEfoot Tour 2013 – Recife, evento ímpar no calendário de festivais do país por conciliar duas paixões mundiais: cinema e futebol. A programação começa na próxima segunda-feira (17), tendo como destaque o longa Os Rebeldes do Futebol, documentário francês de Gilles Rof e Gilles Perez em que o craque Eric Cantona apresenta cinco craques que usaram seu talento para melhorar a realidade de seus países. São eles: Mekloufi (Argélia), Sócrates (Brasil), Pasic (Bósnia), Caszely (Chile) e Didier Drogba (Costa do Marfim).

Na mesma noite haverá homenagem a Almir Pernambuqinho, rebelde pernambucano assassinado a tiros há 40 anos, ao defender integrantes do grupo Dzi Croquetes do preconceito de um grupo de portugueses. Também serão apresentados os curtas Um time, 11 judeus e Gaúchos Canarinhos.

O festival termina na quinta-feira (20), com o longa Memórias do Chumbo – o futebol nos tempos do Condor, que investiga o suposto uso pelas ditaduras sul-americanas do futebol como instrumento de manipulação e propaganda vencedor do CINEfoot 2013 no Rio de Janeiro. Como diz Antonio Leal, diretor e idealizador do festival, futebol é muito mais do que um jogo.

A cada dia o CINEfoot prestará homenagem a pernambucanos diferentes que contribuíram com a cultura futebolística do estado. Além de Almir Pernambuquinho serão prestigiados Jota Soares, Mauro Shampoo e Luís Cavalcante. A programação apresentará um total de 17 filmes, sendo treze curtas e quatro longas, dentre eles três produções estrangeiras (uma da França, uma do Uruguai e uma da Espanha).

Na noite de terça-feira (18), o cineasta Fernando Spencer receberá a homenagem em nome de Jota Soares, pioneiro do Ciclo do Recife, que também trabalhou como comentarista esportivo. No mesmo dia, serão exibidos o curta pernambucano Um artilheiro no meu coração e o uruguaio Para exportação. Encerra a noite o longa documentário 1958 – O ano em que o mundo descobriu o Brasil, sobre a conquista da primeira Copa do Mundo pelo país.

Na quarta-feira (19), dia de jogo na Arena Pernambuco (Itália x Japão), o CINEfoot homenageia o radialista Luís Cavalcante, que há mais de 40 anos trabalha como comentarista esportivo. Na mesma noite serão exibidos os curtas Fome de Bola e Canal 100: Santos Bicampeão Mundial e o longa João, sobre João Saldanha, que durante a vida exerceu as funções de jogador, técnico e jornalista, sempre causando polêmica. Também na quarta, às 10h, o público infantil terá seu programa exclusivo, a Mostra Dente de Leite, com cinco curtas-metragens.

Na quinta-feira (20), o CINEfoot presta homenagem a Mauro Shampoo, autor de apenas um gol pelo Íbis Sport Club, conhecido como o pior time do mundo, será o homenageado na terceira noite do CINEfoot. O jogador será lembrado também durante a mostra de filmes, com a exibição de Mauro Shampoo – Jogador, Cabelereiro e Homem, que integra a programação de curtas ao lado do espanhol Porque há coisas que nunca são esquecidas, que figura no Guiness Book como o curta-metragem mais premiado do mundo. Encerra o festival o longa-metragem da noite será Memórias do Chumbo – O futebol nos tempos do Condor, que mostra as relações entre o esporte e as ditaduras militares da América do Sul, entre os anos de 1960 e 1980.

O CINEfoot Tour 2013 é realizado com o apoio da Secretaria Extraordinária da Copa em Pernambuco – Secopa PE e da Secretaria de Cultura do Estado, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe. Serão quatro dias de programação gratuita, composta por quatro longas e oito curtas-metragens nacionais e estrangeiros, além da mostra Dente de Leite, para o público infantil. Também haverá homenagens a pernambucanos que contribuíram para a cultura futebolística.

Itinerância – Após quatro anos sendo realizado no Rio e São Paulo, o CINEfoot  – Festival de Cinema de Futebol viaja pelo país exibindo filmes de futebol durante a Copa das Confederações. Além do Recife, o CINEfoot Tour 2013 será realizado em Brasília, será de 11 a 13 de junho, no Museu Nacional; em Fortaleza, nos dias 17, 18, 24 e 25 de junho no espaço Caixa Cultural;  em Belo Horizonte, de 21 a 25, no Oi Futuro; em Salvador, de 26 a 29, no Cine Glauber Rocha; e no Rio de Janeiro, entre 24 e 29 de junho, no Maison de France e Centro Cultural da Justiça Federal.

CINEfoot é o único festival de cinema do Brasil e da América Latina exclusivamente dedicado à exibição e promoção de filmes sobre a maior paixão nacional: o futebol. Com esta iniciativa inovadora, ocupa uma lacuna no circuito brasileiro de festivais, que não possuía um evento com o tema.

O CINEfoot foi também selecionado no Edital do Plano de Promoção para a Copa do Mundo recebendo a Chancela do Ministério do Esporte para integrar a Programação Oficial do Governo Federal para a promoção do Brasil durante a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. A Chancela do Ministério do Esporte confere um “selo de qualidade” ao CINEFOOT destacando-o como projeto prioritário no conjunto de ações culturais previstas para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. É um aval qualitativo ao único festival de cinema do Brasil e da América Latina dedicado à promoção e exibição de filmes de futebol. A chancela é um apoio institucional do governo, sem destinação de recursos.

CINEfoot: PRATICAMOS O FUTEBOL ARTE!!



:: Recife, 17 a 20 de junho

Cine São Luiz (Rua da Aurora 175 – Boa Vista)
Cine São Luiz (Rua da Aurora 175 – Boa Vista)
SERVIÇO CINEfoot TOUR 2013 | Recife
Imprensa
Share this Post: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email