CINEfoot Tour 2013 | Belo Horizonte

FUTEBOL NAS TELAS DE BH

No mês da Copa das Confederações a capital recebe, pela primeira vez, um festival de cinema inteiramente dedicado ao futebol, em suas mais diversas formas. O CINEfoot Tour será realizado de 21 a 25 de junho, no Oi Futuro e Cine Humberto Mauro. Toda a programação é gratuita.

A magia do futebol e do cinema tomarão conta da capital neste mês de junho. Será realizado de 21 a 25 de junho, pela primeira vez na capital, o CINEfoot Tour (Festival de Cinema de Futebol), no Oi Futuro e Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes. A programação contempla produções nacionais e internacionais ligadas ao futebol, além das parcerias estabelecidas com o Festival 11 mm (FootballFilmFestival) de Berlim e FICTS (Milano International Ficts Fest) Milano - Itália.

A temática “Futebol é mais que um jogo” irá mostrar imagens que destacam os sentimentos e envolvimento das pessoas com o esporte; conquistas inesquecíveis de grandes times; tradições; as mudanças ocorridas na capital, durante todos esses anos; além de um resgate a grandes nomes e personagens que marcaram épocas. Um dos grandes destaques do festival é a exibição do filme “Tostão, a fera de ouro”, que passou por um longo processo de restauração. “A produção do Tostão, que será apresentada em uma sessão especial em parceria com o Curta Circuito, mostra um dos nossos objetivos que é o de realizar um resgate da filmografia mineira, investindo assim em grandes obras que, muitas vezes, são perdidas por falta de recursos”, explica Cláudio Constantino, produtor executivo do CINEfoot Tour BH .

O longa-metragem conta a história do jogador, que tinha a rapidez nos movimentos e perfeição nas tabelas. Na campanha de eliminatórias da Copa de 1970 foi responsável por 10 gols em seis jogos. Uma grande promessa do futebol que, devido a problemas de saúde, teve que encerrar sua carreira precocemente, aos 26 anos. Imagens de uma época inesquecível acrescidas de depoimentos de jogadores, amigos, parentes, técnicos e de Tostão.

Atividades para todos - A programação inclui atrações para toda a família. Serão 5 sessões CINEfoot, com longas e curtas variados; 4 sessões Dente de Leite, dedicadas às crianças e adolescentes; 2 sessões CINEfoot – Hora do Intervalo, para quem quer aproveitar o intervalo do almoço; 3 Bate Bola, encontros com profissionais, formadores de opinião, artistas e apreciadores da arte para um bate-papo com troca de experiências, opiniões e resgate de boas histórias. Haverá, ainda, uma partida de futebol especial com convidados. Dentre os homenageados estão Eduardo Gonçalves de Andrade, o “Tostão”, na categoria jogador; O clube Villa Nova, comemorando 80 anos do primeiro tricampeonato da era profissional, conquistado por um time mineiro (anos 33, 34 e 35); Willy Gonser, comentarista esportivo; e uma homenagem especial ao Estádio Independência, único estádio mineiro a receber os jogos da Copa do Mundo, no ano de 1950 em conjunto ao presidente de Honra do América: Afonso Celso Raso.

Junto às exibições do festival, haverá, nos dias 22 e 23 (sábado e domingo), a oficina “Torça com Arte”, que convida os visitantes a criar seus times e confeccionar suas camisas. É necessário que cada um leve uma camisa para ser personalizada.

O CINEfoot Tour BH conta com o patrocínio da Nike, Oi, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Governo de Minas Gerais) e da Lei Rouanet, Ministério da Cultura.



:: Belo Horizonte, 21 a 25 de junho

Oi Futuro – Teatro Klauss Vianna (Avenida Afonso Pena, 4001, Mangabeiras)
Cine Humberto Mauro (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro)
Atividades Paralelas
Imprensa
Share this Post: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS