O Festival

cinefoot

CINEFOOT 2017. A FESTA DO CINEMA DE FUTEBOL ENTRA EM CAMPO. SÓ FILMAÇO! SÓ GOLAÇO!

Dar o pontapé inicial para mais uma edição do CINEFOOT-Festival de Cinema de Futebol, significa explodir de emoção já nos primeiros segundos da partida.

A realização de um festival de cinema único no Brasil, injeta uma responsabilidade tamanha no CINEFOOT. Porém, ao mesmo tempo, proporciona uma invenção constante, uma irreverência, uma ginga, uma alegria genuína. Um jeito Garrincha de ser. E de viver.

E ali, na zona do agrião, está o militante, cronista, técnico, jogador, o comentarista que o Brasil inteiro consagrou: João Saldanha. O João Sem-Medo revolucionou, polemizou e encantou. É para ele, eternamente, a Honraria Gol de Placa 2017, uma legítima homenagem ao centenário do João.

A nossa homenagem no campo do cinema vai para André Iki Siqueira, Co-Diretor do documentário “João Saldanha”, que recebe a Honraria Futebol Arte 2017 pela criação da obra cinematográfica referencial sobre Saldanha.

Dando sequência às tradicionais homenagens vinculadas à numeração da sua edição, em 2017, no seu oitavo ano, o CINEFOOT presta homenagem ao eterno camisa 8, Adílio, convidado especial do Museu da Pelada.

O país-homenageado é a Rússia, sede da Copa do Mundo 2018, que marca presença no CINEFOOT com uma delegação composta por autoridades e representantes do cinema russo.  Uma relevante cooperação cultural Brasil-Rússia.

E há mais motivos para celebrar. Nesta edição o CINEFOOT adentra os gramados de Niterói pela primeira vez. Uma cidade com história no futebol e no cinema, abre as portas do Cine Arte UFF-Universidade Federal Fluminense para receber uma programação com 11 filmes consagrados no CINEFOOT. Um time inteiro, do goleiro ao ponta-esquerda.

A programação do 8˚ CINEFOOT leva às telas obras futebolísticas oriundas de diversas nações, um mosaico extraordinário da mais recente safra mundial desta vigorosa cinematografia temática. Diversos gêneros e formatos fílmicos explorando as inúmeras faces do futebol e imprimindo uma marca de pluralidade e variedade na seleção de 2017.

É uma felicidade imensa abrir o festival com “DENTRO DE UM VULCÃO – A ASCENSÃO DO FUTEBOL ISLANDÊS“, Direção de Saevar Gudmundsson, première brasileira. E uma intensa alegria fechar as cortinas do espetáculo com “PERGUNTE QUEM ERA FALCÃO“, Direção de David Rossi, mais uma estreia no Brasil.

O CINEFOOT mantém parceria com a FICTS-Federation Internationale Cinema Television Sportifs. Esta tradicional federação italiana, sediada em Milão, reúne os 18 mais prestigiosos festivais de cinema esportivo do mundo, sendo o CINEFOOT um dos eventos integrantes deste seleto circuito internacional.

Agradecemos à Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, ao Centro de Artes UFF-Universidade Federal Fluminense, aos parceiros, apoiadores, colaboradores, realizadores e produtores, além de toda a equipe do CINEFOOT que, juntos, garantem a organização do festival por mais esta temporada.

Uma saudação especial aos vibrantes [email protected]@s, que empurram o time durante os noventa minutos e incentivam o CINEFOOT a seguir firme na sua luta por um futebol melhor além das quatro linhas.

Tá na hora da onça beber água. Viva João Saldanha!

Antonio Leal

Idealizador e Diretor do CINEfoot

Futebol é mais que um jogo. Praticamos o futebol arte.

8º CINEFOOT – FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL

DATAS E LOCAIS 2017:

23 a 28/11 :: Rio de Janeiro (Espaço Itaú, CCBB-Centro Cultural Banco do Brasil)

24 a 29/11 :: Niterói (Cine Arte UFF-Universidade Federal Fluminense)

30/11 a 03/12 :: Rio de Janeiro (Prorrogação / CCJF-Centro Cultural Justiça Federal)

30/11 a 02/12 :: Belo Horizonte (Mineirão-Museu Brasileiro do Futebol)

1˚ a 05/12 :: São Paulo (Museu do Futebol, Espaço Itaú)

REALIZAÇÃO:

Conexão Cultural – atua há 21 anos no mercado de produção cultural, produzindo, assessorando, coordenando e prestando consultoria a inúmeros projetos culturais, com atuação destacada no segmento de festivais de cinema.

IBEFEST – Instituto Brasileiro de Estudos de Festivais Audiovisuais – atua há nove anos no mercado de produção cultural, pesquisa, realização de estudos e geração de conhecimento sobre festivais de cinema no Brasil e no Exterior.

PARCERIAS CULTURAIS ESTRATÉGICAS

MUSEU DO FUTEBOL - O Museu do Futebol é o templo da cultura do futebol no Brasil e parceiro do CINEfoot. Desde a primeira edição, é um parceiro fundamental para o desenvolvimento do festival realizando exibições e atuando na promoção do CINEfoot em São Paulo.

FESTIVAL 11 mm - Realizado em Berlim, desde 2004, o 11mm – Festival Internacional de Filmes de Futebol da Alemanha é o primeiro festival de cinema no mundo criado exclusivamente para a exibição de filmes sobre futebol. Entre outras ações, a parceria com o CINEfoot compreende o intercâmbio de filmes, garantindo a apresentação de obras brasileiras na Alemanha e vice-versa.

FICTS / MILÃO – Federation Internationale Cinema Television Sportifs – O CINEfoot integra o seleto circuito mundial de 18 festivais da FICTS. É o único festival de cinema brasileiro associado à federação italiana, reconhecida pelo COI-Comitê Olímpico Internacional e com 35 anos de atividades em prol da cultura e do esporte.