O Festival

cinefoot

CINEFOOT 2016. A CAMISA 7 COMO INSPIRAÇÃO.

Na sua sétima edição o CINEfoot celebra a camisa número 7, aquela que sustenta histórias memoráveis do futebol tão marcantes quanto à célebre “10” que hoje tanto nos deixa órfãos nos gramados. Em todos os tempos na história do futebol há um momento marcante envolvendo a camisa 7 para contar e celebrar. Ariscos, decisivos, cheios de ginga, Charles Chaplin ou Fred Astaire, aqueles que vestem a 7 carregam uma responsabilidade extra.

A “Honraria Gol de Placa 2016” do CINEfoot será entregue simbolicamente aos ponteiros direitos, originalmente donos da 7, que tantas alegrias proporcionaram nos gramados, e também aos diversos outros camisas 7 que ao longo do tempo foram envergando esta tradicional camiseta em variadas posições definidas pelos esquemas táticos implementados pelos “professores”.

Entetanto, faz-se necessário deixar bem claro que temos um camisa 7 hors concours. Manoel Francisco dos Santos, ou simplesmente Garrincha, ou humildemente Mané, não deixa dúvidas sobre quem é o verdadeiro dono da camisa 7 de todos os tempos. Suas atuações encantadoras, seus dribles desconcertantes e sua descontração em jogar futebol, o elevaram a uma categoria de extraterrestre, gênio, mito. A alegria do povo. Com extrema naturalidade, o “Anjo das Pernas Tortas” passarinhou pelos gramados do mundo inteiro angariando uma multidão de admiradores. Segundo o mestre Armando Nogueira, para Mané Garrincha o espaço de um pequeno guardanapo era um enorme latifúndio.

No campo da cultura do futebol, a “Honraria Futebol Arte 2016” vai para o Museu da Pelada, a mais recente e brilhante iniciativa no campo cultural em defesa da identidade e promoção dos valores mais preciosos do futebol genuinamente praticado nos campos e fora das quatro linhas. A pelada, os boleiros, os causos e a construção permanente de um futebol de fantasia e irreverência plena, compõem o arco monumental elevado pelo Museu da Pelada de forma magnífica para celebrar o esporte mais popular do planeta. Só a pelada salva, minha gente.

Uhhh, cadê o Maracanã, sumiu! Sem estádio, sem ingresso, sem futebol. O cântico provocador que ecoou durante anos nas arquibancadas permanece atual e instigante para aqueles que amam o futebol. O ano de 2016 marca o futebol carioca sem o Maracanã em quase todo calendário e o futuro do estádio pós-Olimpíadas é incerto. O jogo está sendo jogado mais uma vez com a supressão do livre debate democrático, mas não sem a luta dos torcedores e daqueles que entendem que o Maracanã deve estar a serviço do futebol e da sociedade. O 7˚ CINEfoot inclui na sua programação um encontro para debater este tema reunindo variados olhares sobre a questão.

Nossos espectadores-torcedores terão a oportunidade de apreciar uma programação composta por produções de diversas partes do mundo, em sua maioria inéditas no país, além de sessões especiais como a já tradicional Mostra Dente de Leite destinada ao público infanto-juvenil.

Graças as articulações internacionais estabelecidas desde a sua fundação, o CINEfoot fortalece o seu papel referencial no continente latino-americano para o emergente circuito mundial de festivais de cinema de futebol. Esta atuação em rede amplia o grau de importância do CINEfoot que, mais uma vez, quebrou o recorde de inscrições alcançando 165 filmes enviados para a seleção em 2016.

Sigam prestigiando o CINEfoot na sua missão de construir um espaço qualificado e irreverente para promover a cultura e a cinefilia de futebol, num festival de cinema único no país.

Futebol é mais que um jogo. Praticamos o futebol arte.

Feliz CINEfoot 2016.

Antonio Leal

Idealizador e Diretor do CINEfoot

“De certa forma eu sou provavelmente imortal.”

“In a way I’m probably immortal.”

Johan Cruyff

CINEFOOT – FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL

Praticamos o futebol arte.

DATAS 2016:

19 a 24/5 e 31/5 a 04/6 (Prorrogação) :: Rio de Janeiro-RJ

20/5 a 23/5 :: Caeté-MG

17 a 20/11 :: Recife-PE

24 a 27/11 :: Vitória-ES

24 a 29/11:: São Paulo-SP

25 a 30/11:: Belo Horizonte-MG

REALIZAÇÃO:

Conexão Cultural - atua há 22 anos no mercado de produção cultural, produzindo, assessorando, coordenando e prestando consultoria a inúmeros projetos culturais, com atuação destacada no segmento de festivais de cinema.

IBEFEST – Instituto Brasileiro de Estudos de Festivais Audiovisuais – atua há 10 anos no mercado de produção cultural, pesquisa, realização de estudos e geração de conhecimento sobre festivais de cinema no Brasil e no Exterior.

PARCERIAS CULTURAIS ESTRATÉGICAS

MUSEU DO FUTEBOL - O Museu do Futebol é o templo da cultura do futebol no Brasil e parceiro do CINEfoot. Desde a primeira edição, é um parceiro fundamental para o desenvolvimento do festival realizando exibições e atuando na promoção do CINEfoot em São Paulo.

FESTIVAL 11 mm - Realizado em Berlim, desde 2004, o 11mm – Festival Internacional de Filmes de Futebol da Alemanha é o primeiro festival de cinema no mundo criado exclusivamente para a exibição de filmes sobre futebol. Entre outras ações, a parceria com o CINEfoot compreende o intercâmbio de filmes, garantindo a apresentação de obras brasileiras na Alemanha e vice-versa.

FICTS / MILÃO – Federation Internationale Cinema Television Sportifs – O CINEfoot integra o seleto circuito mundial de 18 festivais da FICTS. É o único festival de cinema brasileiro associado à federação italiana, reconhecida pelo COI-Comitê Olímpico Internacional e com mais de 30 anos de atividades em prol da cultura e do esporte.