CINEfoot Tour 2013 | Fortaleza

cinefoot_fortaleza_

Pela primeira vez em Fortaleza, mostra traz reflexão sobre o futebol durante a Copa das Confederações. Exibições serão na Caixa Cultural. Dias 17,18, 24 e 25 de junho de 2013. Entrada Gratuita. Vista a camiseta do seu time e declare amor ao futebol.

O CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol, o único do Brasil e da América Latina, dedicado à exibição e promoção de filmes sobre a maior paixão nacional: o futebol, chega pela primeira vez em Fortaleza.  O CINEfoot tour acontecerá  durante a Copa das Confederações nos dias 17, 18, 24 e 25 de Junho, às 19h30, na Caixa Cultural (Rua Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema) e apresentará documentários, ficção e animação que refletem sobre o futebol, além de homenagear pessoas e clube cearenses. Com entrada gratuita, os ingressos devem ser retirados na bilheteria da Caixa.

Em Fortaleza, o CINEfoot convoca o público a vestir a camiseta do seu time preferido e declarar amor ao futebol!. A mostra também fará duas sessões especiais Dente de Leite para 300 jovens da rede municipal de ensino, como forma de levar futebol e arte para os jovens.

Programação

Na sessão de abertura, no dia 17, serão dois documentários inéditos no Ceará. O lançamento do ”I Love you Ferrão”, da cearense Denise Luz, que levou dois anos até concluir a produção. Apaixonada pelo time do Ferroviário Atlético Clube desde criança ela coloca o seu afeto sobreposto a outros tantos de torcedores do Ferrão. È um documentário sobre torcedores, resistência, lealdade e amor incondicional por um time de futebol. Outro grande documentário da noite, o longa francês ”Os Rebeldes do Futebol”, de Gilles Perez e Gilles Rof, traz depoimento de cinco craques Mekloufi, Sócrates, Pasic, Caszely e Didier Drogba, que se opuseram ao poder e tornaram-se figuras de resistência. E a noite também se fará de homenagem ao Ferroviário Atlético Clube, pelos 80 anos completados em 2013, que será entregue ao presidente Edmilson Alves Júnior.

Para o dia 18, o CINEfoot tour fará uma homenagem in memorian a Fares Lopes, por sua dedicação ao futebol cearense. Quem receberá a homenagem será seu irmão o cantor Fagner. E na tela a bola vai rolar com os curtas: ”O Primeiro João”, animação de André Castelão, que traz Garrincha revelando a origem de seu apelido; o premiadíssimo ”Porque Há Coisas que Nunca são Esquecidas”, do espanhol Lucas Figueroa, que entrou para o livro dos recordes com 300 prêmios recebidos em Festivais, e o ”Para Exportação”, do uruguaio Alberto Moratório, sobre a vaca que ajudou a seleção uruguaia de futebol a ganhar o Campeonato do Mundo de 1950.  Encerrando a noite o documentário sobre futebol e a ditadura na América Latina ”Memórias do Chumbo – O Futebol nos Tempos do Condor”, do carioca Lúcio de Castro.

A sessão do dia 24 trará homenagem ao soldado alvinegro Dimas Filgueiras, atual técnico do Ceará. Entram em cena os documentários”Gaúchos Canarinhos”, do gaúcho Rene Goya Filho que conta como a camisa amarela da seleção brasileira foi criada; ”Canal 100: Santos Bi-Campeão Mundial”, do carioca Carlos Niemeyer, que versa sobre as conquistas do time do Santos e João, de André André Iki Siqueira e Beto Macedo, refletindo sobre o multifacetado João Saldanha.

Encerrando o CINEfoot Tour, a sessão do dia 25 com o premiado ”Loucos de Futebol”, do cearense Halder Gomes. O documentário faz um mergulho no universo dos torcedores de futebol e apresenta, de forma divertida, os sentimentos, atitudes e rotina dos torcedores em dia de jogo. Na sequência o também premiado ”1958 - O Ano em que o Mundo Descobriu o Brasil”, do carioca José Carlos Asbeg – uma bela homenagem aos jogadores que conquistaram o primeiro título mundial para o Brasil.

CINEfoot

O CINEfoot Tour 2013 também estará  nas capitais onde ocorrerão os jogos da Copa das Confederações: Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Belo Horizonte e Salvador. Selecionado em Edital do Plano de Promoção para a Copa do Mundo, o CINEfoot  recebeu a Chancela do Ministério do Esporte para integrar a Programação Oficial do Governo Federal para a promoção do Brasil durante a Copa do Mundo de 2014.

O CINEfoot é uma realização da Conexão Cultural e do IBEFEST – Instituto Brasileiro de Estudos de Festivais Audiovisuais. Direção de Antonio Leal. Em Fortaleza tem o patrocínio da Caixa Cultural e apoio da Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal de Educação.

 

Programação CINEfoot Tour 2013 | Fortaleza | 17, 18, 24 e 25 de junho

Entrada franca | Verifique a classificação indicativa das sessões

Caixa Cultural – (Rua Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema)

Segunda 17/06

19h30 – SESSÃO 1 ABERTURA | HOMENAGEM: Ferroviário Atlético Clube

:: I LOVE YOU FERRÃO (Ferrão, I love you)
de Denise Luz (CE, 2013)

:: OS REBELDES DO FUTEBOL (Football rebels / Les rebells du Foot)
de Gilles Perez e Gilles Rof (França, 2012)

Terça 18/6

19h30 – SESSÃO 2 | HOMENAGEADO: Fares Lopes

:: O PRIMEIRO JOÃO (The First João)
de André Castelão (RJ, 2006)

:: PORQUE HÁ COISAS QUE NUNCA SÃO ESQUECIDAS
(Porque Hay Cosas Que Nunca Se Olvidan)
de Lucas Figueroa (ES, 2008)

:: PARA EXPORTAÇÃO (For Export)
de Alberto Moratório (Uruguai, 2010)

:: MEMÓRIAS DO CHUMBO – O FUTEBOL NOS TEMPOS DO CONDOR
(Memories of Lead – Football in Times of Condor)
de Lúcio de Castro (RJ, 2012)

14h30 SESSÃO DENTE DE LEITE

:: GAÚCHOS CANARINHOS (Yellow Gauchos)
de Rene Goya Filho (RS, 2007)

:: ZIMBÚ (Zimbú)
de Marcos Strassburger Souza (SP, 2011)

:: ERNESTO NO PAÍS DO FUTEBOL (Ernesto in Soccerland)
de André Queiroz (SP, 2009)

:: O PRIMEIRO JOÃO (The First João)
de André Castelão (RJ, 2006)

:: MAURO SHAMPOO – JOGADOR, CABELEIREIRO E HOMEM
(Mauro Shampoo – Football Player, Hairdresser and Macho)
de Leonardo Cunha Lima, Paulo Henrique Fontenelle (RJ, 2005)

SEGUNDA 24/6

19h30 – SESSÃO 3

:: GAÚCHOS CANARINHOS (Yellow Gauchos)
de Rene Goya Filho (RS, 2007)

:: SANTOS F.C. BICAMPEÃO MUNDIAL (Santos F.C. Two-Time World Champion (Canal 100))
de Carlos Niemeyer (RJ, 1963)

:: JOÃO (João)
de André Iki Siqueira, Beto Macedo (RJ, 2009)

TERÇA 25/6

19h30 – SESSÃO 4

:: LOUCOS DE FUTEBOL (Beyond soccer)
de Halder Gomes (CE, 2008)

:: 1958 – O ANO EM QUE O MUNDO DESCOBRIU O BRASIL (1958)
de José Carlos Asbeg (RJ, 2008)

14h30 SESSÃO DENTE DE LEITE

:: GAÚCHOS CANARINHOS (Yellow Gauchos)
de Rene Goya Filho (RS, 2007)

:: ZIMBÚ (Zimbú)
de Marcos Strassburger Souza (SP, 2011)

:: ERNESTO NO PAÍS DO FUTEBOL (Ernesto in Soccerland)
de André Queiroz (SP, 2009)

:: O PRIMEIRO JOÃO (The First João)
de André Castelão (RJ, 2006)

:: MAURO SHAMPOO – JOGADOR, CABELEIREIRO E HOMEM
(Mauro Shampoo – Football Player, Hairdresser and Macho)
de Leonardo Cunha Lima, Paulo Henrique Fontenelle (RJ, 2005)

Share this Post: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Related Posts

Leave a Comment

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>